Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU)

Estratégia competitiva

Taught in Portuguese (Brazil)

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

Tobias Kretschmer

Instructor: Tobias Kretschmer

18 hours to complete
3 weeks at 6 hours a week
Flexible schedule
Learn at your own pace

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

25 quizzes

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 6 modules in this course

Neste módulo, apresentamos os conceitos básicos da teoria de jogos e usamos jogos estratégicos para aprender sobre análise da concorrência. Respondemos “o que é uma estratégia” e analisamos modos diferentes de determinar a melhor estratégia, ou a dominante. Também discutimos os conceitos de equilíbrio de Nash e dilema do prisioneiro, e aprendemos que é importante antecipar e levar em consideração as ações de outros jogadores. Por fim, analisamos o que acontece quando mudamos o jogo de simultâneo (onde todos agem do mesmo modo) para sequencial (onde os jogadores se movem um depois do outro).

What's included

9 videos3 readings3 quizzes

Segundo a teoria econômica, as empresas competem umas com as outras no mercado. Na realidade, elas costumam cooperar amistosamente umas com as outras. Neste módulo, tentamos entender essa estratégia, e por que isso é bom para as organizações envolvidas. Com isso, avaliamos os fatores que incentivam ou atrapalham a cooperação e os aplicaremos com diferentes exemplos.

What's included

9 videos1 reading5 quizzes

Neste módulo, apresentamos os complementos e discutimos o que eles significam para nós em termos econômicos. Estudamos por que as empresas gostam de vender seus produtos em pacote, e como a complementaridade cria custos de troca. Também discutimos a importância dessa coordenação entre as empresas com produtos complementares. Por fim, analisamos as parcerias estratégicas como ferramenta eficiente para alinhar os interesses das empresas nesse cenário específico.

What's included

7 videos1 reading4 quizzes

Este módulo aborda a entrada no mercado. Primeiro, analisaremos diferentes ferramentas para avaliar a atratividade de um mercado. Depois, falaremos sobre as estratégias que se mostraram úteis para entrar em um novo mercado, como estratégias de posicionamento e de marketing. Também consideraremos outra perspectiva e analisaremos o que empresas estabelecidas podem fazer para manter novos concorrentes fora do mercado.

What's included

10 videos1 reading4 quizzes

No contexto de P&D, uma série de questões estratégicas importantes costuma vir à tona. Neste módulo, vamos analisar essas questões. Embora muitas inovações sejam criadas em um golpe de sorte, parece que a maioria das inovações é criada porque seus inventores se dedicaram a essa inovação específica e estratégia de diferenciação.

What's included

9 videos1 reading4 quizzes

Neste módulo, nosso foco está nos aspectos estratégicos do projeto do produto e das estratégias de preços. Analisamos como as empresas podem ajustar seus produtos de modo a reduzir a pressão competitiva no mercado. Depois, analisamos algumas estratégias genéricas para projeto e precificação de produto, e discutimos problemas relacionados a ficar paralisado entre essas estratégias.

What's included

9 videos1 reading5 quizzes

Instructor

Tobias Kretschmer
Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU)
11 Courses463,393 learners

Offered by

Recommended if you're interested in Business Strategy

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."

New to Business Strategy? Start here.

Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 7,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy

Frequently asked questions