Fundação Instituto de Administração

Desembaraço Aduaneiro

This course is part of Comércio Internacional Specialization

Taught in Portuguese (Brazil)

Gleriani Fereira

Instructor: Gleriani Fereira

Included with Coursera Plus

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

Beginner level

Recommended experience

22 hours (approximately)
Flexible schedule
Learn at your own pace

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

20 quizzes

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

Beginner level

Recommended experience

22 hours (approximately)
Flexible schedule
Learn at your own pace

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder

Build your subject-matter expertise

This course is part of the Comércio Internacional Specialization
When you enroll in this course, you'll also be enrolled in this Specialization.
  • Learn new concepts from industry experts
  • Gain a foundational understanding of a subject or tool
  • Develop job-relevant skills with hands-on projects
  • Earn a shareable career certificate
Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 4 modules in this course

Neste módulo, veremos quatro conceitos. É essencial compreender os conceitos de câmbio para compreender o objetivo de cada uma das etapas obrigatórias para a efetivação de um pagamento internacional. Da mesma forma, os conceitos são úteis para a escolha da alternativa mais adequada para cada tipo de embarque. Ao conhecer os operadores, temos melhores condições para escolher os prestadores de serviços que atuarão conosco em cada embarque, bem como suas formas de atuação. O pagamento antecipado é uma das modalidades de mais utilizadas no comércio internacional. No entanto, tem riscos que devem ser observados pelo exportador. Quem atua em uma negociação deve conhecer todas as vantagens e riscos, a fim de escolher a alternativa mais adequada, ciente dos trâmites a serem seguidos. Diferentes formas de cobranças podem ser aplicadas aos embarques. Cada uma delas oferece vantagens e riscos que devem ser percebidos e monitorados. Cabe ao importador e exportador, durante o período de negociação, acertar os detalhes para que o pagamento ocorra sem transtornos para nenhuma das partes. Por fim, a carta de crédito é uma alternativa viável para vários tipos de embarques, mas deve ser evitada em embarques frequentes e onde já há confiança entre as partes. O excesso de burocracia e os altos custos envolvidos, requer profissionais mais preparados e maior tempo para a operação.

What's included

4 videos8 readings5 quizzes

Neste módulo, veremos quatro conceitos. A elaboração do despacho aduaneiro requer um conjunto de documentos que devem ser preparados fisicamente, além do preenchimento das etapas correspondentes dentro do sistema Siscomex. Os documentos devem seguir modelos internacionais, como também as regras internas do país, podendo variar em função da natureza do embarque e do tipo da mercadoria. O despacho de exportação segue as diretrizes determinadas no Regulamento Aduaneiro, exigindo documentos e registros específicos no sistema Siscomex. A parametrização indicará a forma de conferência a ser realizada por parte da fiscalização. Cabe ao responsável pelo desembaraço, estar atento às exigências e comunicação que podem ser impostas durante o processo. O despacho de importação também segue as diretrizes determinadas no Regulamento Aduaneiro, exigindo documentos e registros específicos no sistema Siscomex. A parametrização indicará a forma de conferência a ser realizada por parte da fiscalização. Cabe ao responsável pelo desembaraço, estar atento às exigências e comunicação que podem ser impostas durante o processo. Por fim, a parametrização indica a forma de atuação da Fiscalização Aduaneira, bem como a participação dos demais órgãos anuentes presentes em determinados embarques. A conclusão do desembaraço representará a finalização do processo de nacionalização da mercadoria de importação ou a permissão para a exportação no caso de mercadoria nacional ou nacionalizada em viagem ao exterior.

What's included

4 videos9 readings5 quizzes

Neste módulo, veremos quatro conceitos. A legislação brasileira permite que uma mercadoria seja entrepostada, oferecendo benefícios com o adiamento do pagamento dos impostos e o desembaraço fracionado. O objetivo deste curso é oferecer conhecimento acerca de tais possibilidades, capazes de elevar a competitividade das operações brasileiras em variadas situações. O despachante aduaneiro é o profissional que atuará em nome do proprietário da carga, devendo ser contratado em regime de confiança e parceria. Os resultados positivos da sua atuação são capazes de assegurar vantagens competitivas para seus clientes. Prestadores de serviço com reconhecido selo de qualidade operacional podem facilitar as operações à medida que reduz o risco de erros e garante acessos privilegiados por parte das autoridades aduaneiras. A contratação destes prestadores de serviço podem agregar valor ao negócio, reduzindo riscos, atrasos e custos extras. Por fim, empresas de pequeno ou médio porte podem se beneficiar da parceria em consórcios de exportação. Diversos tipos de consórcios garantem eficiência para quem deseja atuar no comércio internacional, beneficiando-se de estruturas bem organizadas e do conhecimento acumulado por estas empresas que abrem as portas da internacionalização para o produto brasileiro.

What's included

4 videos8 readings5 quizzes

Neste módulo, veremos quatro conceitos. O comércio internacional tem sido estudado ao longo de décadas e diversas teorias ajuda a compreender fenômenos como a expertise de determinados mercados e a decisão de importar ou produzir internamente. Compreender a teoria nos leva à reflexão acerca do que pode ser a melhor opção para a estratégia do seu negócio. Produtos com vantagens absolutas detém posicionamento privilegiado, no entanto, também carecem de uma estratégia para sua correta atuação. Reconhecer as vantagens absolutas é um ponto de partida para a tomada de decisão correta, bem como para o entendimento acerca da atuação dos concorrentes. Obter vantagem competitiva significa possuir um diferencial diante dos concorrentes, porém, ações devem ser tomadas para garantir a efetividade e permanência de tais vantagens. Preparo e boa estratégia são essenciais e podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto em determinado mercado. Na Administração, aprendemos que ninguém atua sozinho e que o sucesso de uma organização é resultado da rede que ela foi capaz de estruturar para atuar em conjunto. Nesse sentido, o sucesso de uma empresa que atua no comércio internacional, será resultado de um trabalho em conjunto com todos os seus parceiros.

What's included

4 videos11 readings5 quizzes

Instructor

Gleriani Fereira
Fundação Instituto de Administração
4 Courses1,790 learners

Offered by

Recommended if you're interested in Economics

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."
Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 7,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy

Frequently asked questions